
Com o objetivo de aprimorar a segurança no trânsito, com foco especial nos pedestres e na fluidez das vias, a Prefeitura de Marília está promovendo o avanço do Projeto de Sinalização e Segurança Viária de Marília, em parceria com a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb). Esse projeto visa reforçar e expandir a sinalização tanto no solo quanto verticalmente ao longo das ruas e avenidas da cidade.
Nos pontos mais movimentados, as equipes da Emdurb realizam os serviços durante o período noturno. Eles incluem a instalação de novas placas de sinalização, a pintura de faixas refletivas para demarcação de divisões de vias, a delimitação de áreas de conflito, a pintura de alertas no asfalto, a renovação de pinturas de parede, a sinalização de faixas de segurança para pedestres, obstáculos e áreas de estacionamento privativo, entre outros serviços.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, ressaltou a importância dessas melhorias no trânsito. Ele enfatizou que essas ações tornam o fluxo viário mais seguro para motoristas e pedestres, reduzindo o número de acidentes, além de melhorar o aspecto urbanístico da cidade.

Segundo o presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, o Projeto de Sinalização e Segurança Viária de Marília tem apresentado resultados positivos. Dentre as etapas desenvolvidas, destaca-se a instalação de novos semáforos, incluindo vários para pedestres, em pontos estratégicos, bem como mudanças de sentido e remodelações viárias embasadas em estudos técnicos da engenharia de trânsito da Emdurb. Como resultado dessas ações, houve uma significativa redução no número de acidentes fatais no perímetro urbano de Marília.
Dr. Valdeci afirmou que o trabalho não para por aí. As equipes da Emdurb continuam atuando diariamente nas ruas, inclusive durante a noite, para reforçar a sinalização de solo e vertical, atender estudos técnicos e responder a solicitações e sugestões dos cidadãos. Ele também destacou o apoio da Câmara Municipal de Marília, que tem sido fundamental ao encaminhar requerimentos e indicações dos vereadores, estabelecendo uma ponte entre a comunidade e o poder público no que tange ao trânsito. Todos os pedidos são analisados e, na medida do possível, atendidos com aprimoramento técnico quando necessário.






