A Polícia Rodoviária Federal, prendeu um homem na tarde de domingo (20) , na BR-153, próximo a Ocauçu, sob a acusação de cometer crime ambiental. O indivíduo estava transportando aves da espécie Bicudo, porém, mesmo possuindo anilhas regulares, as aves não estavam acompanhadas da devida Guia de Trânsito Animal (GTA). O transporte de aves encontra-se suspenso devido ao risco de influenza aviária que está presente no panorama atual.

A prisão em flagrante ocorreu durante uma abordagem de rotina realizada por uma equipe da PRF. Os policiais notaram gaiolas encobertas no banco traseiro do veículo Hyundai Creta e perceberam o nervosismo tanto do motorista quanto do passageiro quando questionados sobre a carga. Essas reações levaram a uma verificação minuciosa, resultando na descoberta do crime.

O homem detido alegou ser um criador em Birigui e afirmou que os pássaros eram emprestados por um colega de criação em Chavantes, sendo destinados à reprodução. Apesar da aparente regularidade das aves, que possuíam anilhas e registros, o transporte desses animais está proibido devido às medidas sanitárias implementadas para conter a disseminação da gripe aviária já confirmada no estado de São Paulo.

Diante da infração, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e aplicou uma multa no valor de R$ 15 mil ao detido. As aves foram devolvidas ao homem, porém, com a condição de que elas retornem à sua origem, visto que o transporte está atualmente suspenso por questões de saúde pública.