
Etarismo, refere-se à discriminação ou preconceito baseado na idade, em que indivíduos são tratados de maneira desigual devido à sua idade, seja porque são considerados jovens ou idosos demais. Isso pode incluir estereótipos negativos associados a pessoas de diferentes faixas etárias, discriminação no local de trabalho com base na idade, falta de oportunidades de emprego para pessoas mais velhas, ou até mesmo em escolas e universidades.

Nos últimos anos o combate ao Etarismo, vem crescendo, a medida em que as denúncias vão surgindo. Porém, o número de casos reais, é infinitamente maior, do que os raros casos expostos pela mídia, à exemplo de tantas outras formas de preconceito e discriminação.
Sensível às questões da natureza humana, André Abujamra ,músico, compositor, ator e diretor brasileiro, conhecido por sua versatilidade artística e contribuição significativa para a cena cultural brasileira, acaba de lançar um clipe, produzido pela agência beGIANT, comandada pelo premiado diretor de criação Guga Lemes.
A música, criada por @andre_abujamra, traz um questionamento importante: Quem disse que é tarde, para trabalhar, estudar, ensinar e transformar? Valorizando e dando destaque a “Economia Prateada”

Os criadores, ressaltam com orgulho, o fato de mais de 50% das pessoas que trabalharam na obra, terem acima de 50 anos. Incentivando a valorização do conhecimento e a experiência acumulada, que gera a economia prateada.
Vale lembrar que a economia prateada, é considerada a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando mundialmente US$ 7,1 trilhões anualmente, segundo levantamento do Sebrae divulgado em abril deste ano.Uma campanha nas redes sociais, tem incentivado o compartilhamento, num desafio para três amigos. Acreditando que só mesmo a informação e o conhecimento são capazes de transformar a sociedade em um lugar mais democrático e justo, nos aderimos a esta causa e compartilhamos o clipe que já é um dos mais compartilhados da semana.
Abaixo, texto sugerido para o desafio do compartilhamento:
Eu desafio @X @Y e @Z a repostar este vídeo contra o ETARISMO (discriminação por idade, principalmente contra pessoas seniores).
Esta música, criada por @andre_abujamra, traz um questionamento importante: Quem disse que é tarde, para trabalhar, estudar, ensinar e transformar?
Mais 50% das pessoas que trabalharam nesta obra têm mais de 50 anos. Vamos valorizar o conhecimento e a experiência acumulada, que gera a economia prateada.
Não importa a sua idade, mostre que você se importa. Convide 3 amigos para compartilhar este clipe. O vídeo original está disponível no perfil @genplateada . Esta campanha é apoiada por instituições globais como a UNFPA, Aging2.0 e WBAF.
(Obs: lembre de substituir o @x @y e @z pelas três pessoas que você vai desafiar!)





