Por Letícia Aguiar – Você já ouviu falar em Pilates? Criado por Joseph Pilates na primeira metade do século XX, essa modalidade de exercício tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Com foco na melhoria da força, flexibilidade, equilíbrio e controle do corpo, o Pilates é muito mais do que um simples programa de condicionamento físico. Ele combina técnicas de respiração, concentração e movimentos precisos para promover não apenas um corpo mais saudável, mas também uma mente mais tranquila.


Nesta entrevista, você vai conhecer os benefícios do Pilates, sua história fascinante e como essa prática se tornou uma parte importante da vida de muitas pessoas. Conversamos com a fisioterapeuta Giovanna Sigolini, conhecida por sua paixão em ajudar pessoas a conquistar o equilíbrio entre corpo e mente através do movimento e que possui ampla  experiência no universo do Pilates. Confira a entrevista abaixo!

MHN – O que é e para que serve o Pilates?

Giovanna Sigolini – O pilates nada mais é que um método de exercícios físicos que trabalha o corpo, mente e respiração em um todo. Servindo para te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, uma vida ativa com fortalecimento dos músculos, melhora do alongamento e mobilidade, além de ser um ótimo aliado para a estética do corpo. 

MHN – Qualquer um pode fazer? Para quem é indicado o Pilates?

Giovanna Sigolini – Sim, todos podem praticar esse método incrível. Temos aulas para crianças a partir de 11 anos, jovens, adultos, idosos e bastante gestantes. 

MHN – Quais são os benefícios do Pilates?

Giovanna Sigolini – Ajuda na consciência corporal, melhora a qualidade de vida, fortalece os músculos, ganha mais força, ajuda na estética corporal, aumenta a flexibilidade e o alongamento, melhora a postura, auxilia no pré e pós parto de gestantes, promove o equilíbrio e a propriocepção em idosos, entre muitos outros.  

MHN – Como o Pilates pode ser benéfico para grupos específicos, como gestantes, idosos ou atletas?

Giovanna Sigolini – Para cada grupo o pilates trabalha de forma única e individual. Nas gestantes por exemplo, auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico promovendo uma musculatura mais forte para a expulsão do bebê na hora do parto. 

Nos idosos, ajuda a melhorar o equilíbrio que muitos tendem a ir perdendo, além de promover exercícios ativos para o dia a dia. 

Já no atleta, o pilates trabalha de forma individual, trabalhando para uma melhora na performance e prevenindo lesões graves. 

MHN – Quais são os equipamentos e acessórios essenciais usados no Pilates? 

Giovanna Sigolini – Temos quatro equipamentos principais no pilates que são o famoso Cadillac – conhecido como o carro chefe do pilates, o Reformer, a Step Chair e o Ladder Barrel. Além dos infinitos acessórios que podemos usar como a bola Suíça, elásticos, pesos, magic circle, disco de equilíbrio, entre muitos outros. 

MHN – Como o Pilates pode ser incorporado a um plano de reabilitação física? Quais são os casos mais comuns em que o Pilates é recomendado como parte do tratamento?

Giovanna Sigolini – A partir da avaliação feita, exames clínicos e a capacidade física apresentada de cada paciente, o pilates irá promover um tratamento específico, voltado exatamente para aquela queixa ou lesão. 

Existem muitos casos em que o pilates é indicado como tratamento, por exemplo o sedentarismo e o envelhecimento, pós operatórios, lesões e as patologias, como lombalgia, fibromialgia, escoliose, hérnia de disco e muitas outras. 

MHN – Como você, fisioterapeuta, determina o nível de aptidão de um paciente para o Pilates e desenvolve um programa de exercícios personalizado?

Giovanna Sigolini – No meu caso, todos meus pacientes passam por uma avaliação e aula experimental. Nesta aula, é avaliado nível de força, grau de mobilidade, fraquezas, facilidades e o que é necessário ser trabalhado. Traçamos um objetivo fisioterapêutico para este aluno e através disso iniciamos o tratamento conforme o nível de cada um, lembrando sempre que cada paciente é único.

MHN – Quais são os desafios mais comuns enfrentados pelos pacientes durante as sessões de Pilates e como você os ajuda a superar esses desafios?

Giovanna Sigolini – Acredito que o maior desafio, pensando de forma geral, é a confiança em si. E venho ensinando e mostrando aos meus pacientes que todos são capazes, que não faremos nada no qual eles não conseguem, mesmo desafiando eles com alguns movimentos. Uma forma legal de fazer eles vencer os medos, é iniciar os exercícios de forma leve e ir evoluindo gradativamente, para que eles sintam a diferença e onde eles chegaram. 

MHN – Quais são suas dicas para alguém que está considerando começar a praticar o Pilates pela primeira vez?

Giovanna Sigolini – Façam! Se joguem! O pilates pode ser muito mais do que só alongamento como falam por aí, além de ser um exercício físico, pode ser sua terapia! 

Acompanhe a Giovanna Sigolini nas redes sociais: Instagram e Facebook.