A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, se tornou destaque nacional ao longo do ano de 2023 pelas relevantes premiações, menções e reconhecimentos que vem recebendo de entidades e autoridades do setor, bem como por reconhecimento e novas certificações do Ministério da Saúde em resultado ao desempenho superior ou acima da média em alguns indicadores de saúde.
 
O Município é responsável por oferecer por meio de recursos próprios, do Estado e da União (SUS) o atendimento chamado primário ou básico (baixa complexidade) em saúde pública, nas 54 unidades da cidade, como também o atendimento secundário (média complexidade) nos três centros de especialidades ou nos dois prontos-socorros. Apenas o atendimento dos casos mais graves (alta complexidade) que o serviço público é ofertado pelo Estado, por meio do Hospital das Clínicas.

A promoção da assistência à saúde primária envolve centenas de profissionais, logística, planejamento e investimento para que o serviço consiga atender a demanda da população. Os diversos serviços, fluxos e abordagens são realizados por profissionais especializados e seus trabalhos se tornam estudos de caso, relatos de experiência ou artigos de referência prática, que são inscritos em congressos técnicos de saúde, ajudando na difusão e divulgação de novas iniciativas.

36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde
 
Neste ano, três congressos premiaram ações de profissionais ou práticas de serviços municipais em saúde. Em abril, o trabalho “Uso da Articulação Intersetorial no Enfrentamento à Violência Sexual Infantil”, uma prática aplicada na rede básica de Marília, foi premiado no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo COSEMS/SP (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).
O trabalho inscrito foi de autoria da Dra. Vivian Tamiello Reverete (Médica Pediatra Encarregada do Setor Técnico da Saúde da Criança da Secretaria Municipal da Saúde de Marília); Fabiana Martins (Fonoaudióloga do Setor Técnico da Saúde da Criança) e Dinah Belém (Médica Geriatra do Setor Técnico da Saúde do Adulto).
 
37º Congresso Nacional das Secretarias
 
Em julho, foi a vez do 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde premiar o mesmo trabalho apresentado no congresso estadual e também um outro, sobre ‘Busca ativa: impacto na cobertura vacinal da poliomielite’, coordenado pela responsável pelo programa de imunização do município, a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes.
 
31° Congresso de Fonoaudiologia
 
O mais recente reconhecimento das boas práticas de assistência, acolhimento e promoção da saúde ocorreu esse mês de outubro, com a premiação do livro “E o Risco Virou Palavra” no 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A obra é baseada em estudo de caso e de práticas de atendimento em fonoaudiologia no Caps Catavento, mostrando iniciativas inovadoras na aplicação da saúde mental. As premiações e reconhecimentos não são só dos colegas de profissão em saúde. O Ministério da Saúde em janeiro reconheceu o município pelas boas práticas em vacinação, por ter conseguido resultados melhores que os estaduais ou nacionais durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada de 8 de agosto a 31 de outubro de 2022, quando atingiu 82,17% das crianças que precisavam ser vacinadas.
 
Certificação da Eliminação HIV e Sífilis
 
Outro destaque que comprova a qualidade da saúde municipal é a inédita certificação do Ministério da Saúde classificando Marília como cidade que evita a transmissão do HIV da mãe para seu filho. A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis está em andamento e deve ser anunciada em breve. Isso significa que a rede básica atende a indicadores e requisitos que reduzem as chances dessa transmissão a índices aceitáveis.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp