
Em resposta à crescente tensão na fronteira entre a Venezuela e a Guiana, o Exército Brasileiro está enviando 20 blindados para Pacaraima, em Roraima. A região enfrenta desafios decorrentes da disputa territorial em torno da área de Essequibo. Embora as autoridades expressem a esperança de que a situação não se agrave, a instituição militar está se preparando para reforçar sua presença na localidade.
O deslocamento das unidades blindadas estava originalmente programado para dar apoio a operações de combate ao garimpo ilegal, conforme informado pelo Ministério da Defesa. No entanto, diante da atual conjuntura na fronteira, essas forças também serão empregadas para garantir a segurança na região.


O Ministro da Defesa, José Mucio, esclareceu que a operação já estava planejada para o combate ao garimpo ilegal, mas as unidades blindadas podem ser redirecionadas conforme necessário para enfrentar os desafios emergentes na fronteira.
Os blindados, do modelo Guaicuru, serão deslocados de unidades localizadas no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde são armazenados. O transporte dessas unidades até Pacaraima deve levar pelo menos um mês.

Nesta quinta-feira (07), parte desses blindados chamou a atenção da população ao passar por Marília, às margens da BR-153. O efetivo fez uma pausa para o almoço no posto Gigantão, momento em que muitas pessoas aproveitaram para registrar fotos dos veículos militares do Exército Brasileiro.
A expectativa é que a viagem até o destino final, em Pacaraima, leve aproximadamente um mês. As autoridades brasileiras seguem monitorando de perto a situação na fronteira, demonstrando um compromisso com a segurança e estabilidade na região, diante dos desafios geopolíticos presentes.
Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp





