Foto: Ramon Barbosa Franco

Um dos mais completos cursos para formação em cidadania e participação democrática está sendo oferecido aos conselheiros municipais de Marília. As aulas da Escola de Cidadania e Governança Pública vão começar em fevereiro de 2024 e têm a curadoria do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, ligado ao grupo industrial Jacto, e a Oficina Municipal.

Foto: Ramon Barbosa Franco

Encontro promovido recentemente pelo governo de Marília , com a presença do executivo Jorge Nishimura, ex-presidente do Grupo Jacto e um dos idealizadores do treinamento em cidadania, reuniu secretários municipais, presidentes de conselhos e conselheiros municipais. “Acreditamos que a cidadania se constrói com legados e com este programa, que teve uma experiência de sucesso em Pompeia, vamos proporcionar o fortalecimento da democracia em nossa cidade”, garantiu Daniel Alonso.

Foto: Ramon Barbosa Franco

Jorge Nishimura, do Instituto Chieko, informou que o grupo teve origem em 2017, quando moradores de Pompeia decidiram projetar o sonho de uma melhor cidade. “A partir daí nasceu a projeto Pompeia Visão 2038, onde pontuamos metas, como todas as crianças estudando em escolas de excelência, onde moradores pudessem exercer a cidadania plena, participando da elaboração, execução e controle de políticas públicas e um sistema integrado de saúde com foco nas pessoas e suas famílias, entre outros aspectos”, contextualizou.

Um desses aspectos mencionados por Nishimura está associado ao ambiente. “O ambiente faz toda a diferença, pois o ambiente deixa as pessoas melhores, então nossos esforços precisam ser concentrados para transformar para melhor o ambiente de uma cidade”, ponderou. A capacitação que o governo de Marília oferecerá gratuitamente aos conselheiros e cidadãos interessados será dividida em módulos, aulas online e workshops presenciais. Ao todo, a carga horária será de 84 horas, com certificado ao final do treinamento.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp