O Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), serviço da Prefeitura Municipal de Marília ofertado por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está em novo endereço: avenida Brasil, nº 518 (próximo ao Terminal Rodoviário Urbano, na região central de Marília). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17 horas.
 
No novo endereço a população em situação de rua pode fazer higiene pessoal, lavar roupas, ter acesso à alimentação (por intermédio de parceria social para gratuidade com o restaurante Bom Prato), obter informações sobre benefícios e documentos pessoais e ter acesso aos serviços socioassistenciais. Também é possível participar de ações voltadas ao fortalecimento de vínculos interpessoais, inclusive familiares, que viabilizem a saída gradativa da vulnerabilidade social.

Além disso, com sede própria, há espaço para realizações de atendimentos técnicos, atividades coletivas, e, em breve, oficinas socioeducativas, de arteterapia, de hortas medicinais e palestras. O serviço planeja buscar convênios com o setor privado para corte de cabelo, estética, vagas de emprego, objetivando protagonizar os usuários deste serviço, resgatando autoestima e humanização. “É o trabalho permanente para que se promova a cidadania, propiciando direitos e dignidade à população que se encontra em situação de rua”, garantiu o secretário municipal de Assistência Social, Delegado Damasceno.
 
O Centro POP desenvolverá ações e campanhas envolvendo Secretarias Municipais e órgãos da Justiça. Tais iniciativas visam garantir a proteção e os direitos, bem como a sensibilização com campanhas educativas para o enfrentamento à “aporofobia”, um conceito diretamente relacionado à discriminação e ao preconceito que pessoas em situação de rua sofrem no conjunto da sociedade.


 
Na opinião do secretário Damasceno, os serviços ofertados pelo Centro Pop resgatam a cidadania e asseguram dignidade às pessoas em situação de rua. “Não podemos obrigar essa população a sair das ruas, contudo podemos oferecer oportunidade de mudança de vida. O Centro Pop cumpre papel fundamental na articulação de uma rede de apoio para esta população e o novo endereço traz espaço apropriado para acolhimento, em atendimento às necessidades básicas. Bem como, estrutura para encaminhá-las aos serviços assistenciais para serem orientadas e tenham oportunidade de mudar sua história”, pontuou.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp