
A Prefeitura Municipal de Marília intensificou as obras de recuperação do asfalto danificado pelas trombas d’água ocorridas nos últimos dias. Trombas d’águas são verdadeiras colunas de chuva que atingem pequenas áreas, causando frequentemente prejuízos públicos e privados. Por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar), a manutenção está sendo levada a vários bairros da cidade em atuais sete frentes de serviço.
Nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro de 2024, quatro dessas frentes de serviço estavam presentes na zona Norte, nos bairros Maracá, Montana e Santa Antonieta. Duas equipes estão no preparo do terreno para que as outras duas equipes façam a implantação do asfalto para corrigir as irregularidades nas ruas. Tudo é feito com a técnica reperfilamento, que consiste no recorte e reestruturação das camadas que compõem a base estrutural antes da pista de rolamento.

Outra frente está no bairro Jardim Vila D´Itália, próximo ao bairro Cavalieri, na zona Oeste de Marília. Há ainda duas frentes volantes trabalhando na região central, na recuperação inclusive de importantes vias da cidade, como nas ruas Amazonas e Sergipe, localizadas nas proximidades do Terminal Urbano de Marília.
“Tivemos rompimentos das redes de esgoto e drenagem da chuva na rua Sergipe devido a forte chuva. Nesta situação, vai se formando um grande buraco embaixo do asfalto, porque a terra é levada, e só é visível quando o asfalto começa a ceder. De cima, a gente vê só um pequeno buraco, parece algo simples de se resolver, mas a verdade é que há um enorme buraco embaixo. Na rua Sergipe, usamos nove caminhões de terra para repor o que havia sido levado”, explicou o presidente da Codemar, Tatá Domingues.

Um acidente na rua Hermes da Fonseca, no bairro Palmital, zona Norte, em dezembro do ano passado, evidenciou um desses grandes buracos que crescem silenciosamente longe das vistas dos moradores e da Administração Municipal. Quando o asfalto cedeu, a erosão era tão grande a ponto de caber um carro inteiro dentro da cratera. Essa também foi mais uma vez em que a Prefeitura agiu rapidamente para realizar a manutenção da rede de saneamento e implantar um novo asfalto.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp





