A mudança atende também pedido do sindicato da categoria – Foto: Ramon Barbosa Franco

A jornada dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE), que trabalham no Município de Marília, foi alterada para diminuir exposição ao sol e melhorar acesso às residências fechadas. A medida da Secretaria Municipal de Saúde ainda atende a pedido do sindicato da categoria para flexibilização do horário diante do calor excessivo e baixa umidade do ar. Mesmo com a alteração, a Administração Municipal mantém o expediente de oito horas diárias, como determina o Ministério da Saúde.

A partir de segunda-feira, dia 11 de março de 2024, o expediente dos ACS e ACE passará a ser das 7h30 às 12h, no período da manhã, continuando das 15h30 às 19h, pela tarde. A alteração é válida durante os meses de março, abril e maio ou até que novas medidas sejam publicadas. Inclusive, a Saúde de Marília está aberta ao diálogo com a categoria para novas propostas de trabalho.

No atual cenário epidemiológico em que Marília se encontra, a alteração é necessária para que o trabalho dos agentes seja mantido e ainda aumente a eficiência, sem expor os servidores ao sol. Com isso, será possível acessar muitas residências em que os moradores ficam fora durante o horário comum de expediente, que termina às 18 horas. 

Algumas áreas da cidade tem até 70% de pendências devido a esta situação dos agentes encontrarem os imóveis residenciais fechados. Diminuir tais pendências é fundamental para a preservação da saúde de todos. Marília vive uma epidemia e houve a instituição de decreto emergencial.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp