Solenidade nesta segunda-feira dia 22 de abril, a partir das 9h, no estacionamento da instituição, celebrará os 95 anos de existência da Santa Casa de Marília. Funcionários e autoridades participam da festividade com direito a bolo e refrigerante. 

As comemorações foram iniciadas com atividades junto à comunidade, de 16 a 19 de abril, com serviços totalmente gratuitos como: aferição de pressão arterial, dicas de saúde, massagem com acompanhamento de massoterapeuta e distribuição de pipoca, refrigerante e água.

“É um momento de muita alegria e satisfação para todos nós, pois comemoramos o aniversário do hospital junto com a comunidade e com os nossos funcionários, que, aliás, compreendem o nosso principal patrimônio”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

Provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, por conta de defasagem de muitos anos da Tabela SUS, a Direção da Santa Casa de Marília não tem medido esforços para captar recursos provenientes de emendas parlamentares e de doações da sociedade em geral para continuar se desenvolvendo, com um atendimento cada vez mais abrangente para o Centro-Oeste Paulista.

“Batalhamos bastante, mas com o apoio de todos estamos conseguindo êxito. Estamos com um projeto sendo executado para a reforma da Ala de Internação SUS, que está recebendo banheiros privativos nos 24 apartamentos, além de ar-condicionado e Smart TV. Em breve vamos inaugurar a nossa Unidade de Radioterapia, o que permitirá à nossa Oncologia um tratamento integral a pacientes com câncer. E temos muito a evoluir e crescer para otimizar o nosso atendimento em âmbito regional”, salientou Norival Carneiro Rodrigues.

Santa Casa nasceu com Marília!

Fundada por Bento de Abreu Sampaio Vidal em 22 de abril de 1929, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília é uma organização filantrópica referência para mais de 1,2 milhão de habitantes de 62 municípios do Centro-Oeste Paulista compreendidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

Hospital mais tradicional da cidade, a Santa Casa de Misericórdia de Marília realiza a maior parte dos atendimentos através do SUS, com infraestrutura de ponta para oferecer o melhor atendimento a toda a população.

A instituição referência nas áreas de Ortopedia, Neurologia Clínica e Cirúrgica, Urologia e tratamentos endovasculares e bucomaxilofaciais, contanto com 274 médicos ativos em nosso corpo clínico e aproximadamente 1.300 funcionários.

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília é responsável por consultas, exames e sessões de quimioterapia e, em breve, será inaugurada a Unidade de Radioterapia em prédio anexo ao Complexo Ambulatorial, para oferecer ainda mais saúde e qualidade aos pacientes de toda a região.

A Santa Casa de Marília é o 5º maior centro de transplantes de rim do interior paulista, e referência no atendimento de pacientes renais-crônicos, com 57 equipamentos de hemodiálise para a realização de terapias renais substitutivas. Recentemente, a unidade hospitalar filantrópica mariliense também iniciou a realização de transplantes hepáticos.

O serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca é destaque na instituição, com profissionais qualificados e modernos equipamentos à disposição da população regional. 

A unidade hospitalar dispõe de 195 leitos, sendo 39 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) adulto, pediátrico, neonatal e cardiológico. A unidade hospitalar também conta com 10 salas no centro cirúrgico e 11 salas de recuperação pós-anestésica. 

A Câmara Hiperbárica para sessões de oxigenoterapia em equipamento pressurizado é importante no processo de cicatrização de feridas e na recuperação de pacientes.

Em decorrência da defasagem da Tabela SUS, a Santa Casa de Marília necessita de emendas parlamentares e doações de empresários e da sociedade em geral, para poder manter suas atividades.

Por esta razão, campanhas são realizadas para a geração de receitas, como a Doação Solidária, em que os usuários do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) destinam quantias nas contas de água, e a de destinação de tributos devidos no IR (Imposto de Renda), Pessoa Física e Pessoa Jurídica, junto à Receita Federal.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, esta instituição que se confunde com a história de Marília segue firme e forte, graças ao apoio da sociedade, que é a verdadeira dona do hospital, em sua missão de: “Prestar assistência às pessoas de forma a aliviar a dor e diminuir o sofrimento, com dedicação e solidariedade, valorizando a vida”.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp