
A peça de teatro escrita pelo escritor brasileiro Ariano Suassuna (1927-2014) no ano de 1955, ‘Auto da Compadecida’, está inspirando um projeto pedagógico na rede municipal de ensino de Marília. Através de abordagem criativa desenvolvida pelo professor Cláudio Machado, que também é poeta e escritor, estudantes do 5º ano B da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Paulo Reglus Neves Freire’ estão sendo estimulados a ler, escrever e criar a partir dos aspectos mais relevantes da cultura popular.
O professor Cláudio Machado adotou uma abordagem criativa para estimular os estudantes do 5° ano B a desenvolverem habilidades de escrita, leitura e apreciação da cultura popular brasileira. Para isso, apresentou uma adaptação infantil da obra ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna – peça que inspirou filmes no cinema brasileiro. Após a apresentação, os alunos foram incentivados a escrever sua própria adaptação, intitulada ‘As Aventuras de João Grilo e Chicó’.

Sob a mediação do docente, as atividades envolveram não apenas a disciplina de Língua Portuguesa, mas também Oficinas de Leitura e Produção de texto para a elaboração do roteiro, bem como a Oficina de Expressões Artísticas: Plástica, Musical e Cênica, com a realização e criação de cenário para a peça, figurino e uma composição de coral.

Ao incorporar músicas como ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, e ‘Força Estranha’, de Caetano Veloso, o professor Cláudio Machado não apenas enriqueceu a experiência dos estudantes, mas também promoveu a valorização da cultura brasileira e incentivou a autoestima dos alunos por meio da expressão artística e da participação ativa na apresentação da peça. A Emef ‘Paulo Freire’ conta com o apoio pedagógico e administrativo da auxiliar de direção, professora Elisângela da Silva Callejon e das coordenadoras professoras Maria Cláudia Aguiar da Silva e Valéria Del Masso Pinto. A unidade de ensino, que tem na direção a professora Marisa Blumer Peron de Alencar Alves e é de tempo integral, tendo 433 estudantes matriculados no atual ano letivo, fica na rua José Cunha de Oliveira, nº 50, no jardim Teotônio Vilela, na zona Sul.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp





