Aberto das 8h às 17h, local é ponto de descartes de restos de construção civil, podas de árvores e jardinagens, madeiras, materiais recicláveis – Foto: Ramon Barbosa Franco

Para atender as reivindicações dos moradores em torno do Ecoponto Sul, localizado na rua Joaquim Dias, bairro Nova Marília, a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços, realizou reforma e agora, além de todo cercado com alambrado na área externa, o espaço ganhou calçamento e placas de sinalização para melhor atender e orientar a população.
 
O Ecoponto recebe materiais variados que não podem ser descartados no lixo doméstico, como resíduos da construção civil, podas de árvores e sobras de jardinagem, madeiras, além de materiais de construção, recicláveis e reutilizáveis, que são doados às famílias de catadores, promovendo à inclusão social.
 
Placas com orientação e avisos também foram instaladas. O objetivo é proteger o funcionário público pelo exercício da função e informar que descarte irregular é crime previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 331), com pena de seis meses a dois anos de detenção ou multa de R$ 820.

Videomonitoramento
 
E a reforma continua, além de instalar alambrados e placas de informações, a Prefeitura Municipal de Marília está instalando no ecoponto da zona Sul câmeras de videomonitoramento integradas ao sistema de segurança Ronda Azul. Para mais informações sobre como descartar entulhos e inservíveis, a Prefeitura de Marília disponibilizou uma página no site oficial com maiores detalhes e orientações. A página apresenta endereços e o que cada um pode receber: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar

Foto: Ramon Barbosa Franco

 O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes, lembrou que depositar lixos, entulhos e inservíveis em locais inapropriados ou terrenos é crime ambiental passível de multas. “Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. Pedimos para a população nos auxiliar e denunciar, o valor da multa atualmente é de R$ 820. Jogar lixo irregularmente é crime ambiental, previsto na Lei Complementar nº 13/92. Denúncias podem ser feitas à Prefeitura Municipal de Marília, através dos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (ramal 6094)”, salientou.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp