Mesmo com diagnóstico de hemorroida, idoso foi operado da vesícula – Foto: Reprodução Arquivo pessoal

José Aparecido Faria, de 72 anos, passou por um grave erro médico na Santa Casa de Birigui (150 quilômetros de Marília), no último dia 11 de junho. José, que aguardava há três anos por uma cirurgia de hemorroida, acabou tendo a vesícula retirada durante o procedimento.

Após a confirmação da cirurgia, José, apesar do medo, confiou nos profissionais da instituição de saúde. No entanto, após quase cinco horas de operação, acordou com um corte de 15 centímetros no abdômen e nove pontos, diferente do que esperava. Sentindo dores, ele questionou a enfermeira e descobriu o erro.

Idoso lamenta ao olhar para cicatriz – Foto: Reprodução Arquivo pessoal

“Quando saí da cirurgia e passei a ter dores na região do abdômen, já fiquei desconfiado, mas quando fui para o quarto e a enfermeira chegou para ver os pontos e ajeitar o curativo, foi então que tive certeza. Ainda tem o fato da médica que fez o erro sequer ter passado para falar comigo após a cirurgia, enviando outro médico que parecia não entender e também não acreditar no que havia acontecido”, lamentou José.

Com a nova condição, o idoso precisou ajustar sua rotina, especialmente a alimentação, e ainda sofre com dores a cada movimento. Após receber alta no dia 13 de junho, José e sua família buscaram justiça, registrando um boletim de ocorrência e contratando os advogados Dr. Fernando Guido e Tainá A. Doná.

A Santa Casa de Birigui confirmou o erro e abriu uma sindicância para investigar o ocorrido. O Conselho Regional de Medicina (Cremesp) também iniciou uma apuração dos fatos noticiados. Além disso, o hospital ofereceu uma nova equipe para realizar a cirurgia correta de remoção da hemorroida, procedimento que José ainda precisará enfrentar.

“Sem contar que agora tenho essa cicatriz enorme na barriga, que ficará pra sempre marcada na minha pele, em um dia que gostaria de esquecer, mas vou lembrar todos os dias quando olhar para ela”, finalizou José Aparecido. (com informações do G1)

PREVER

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp