Os pacientes do setor de neurocirurgia do Hospital das Clínicas de Marília (HCFamema) estão sendo encaminhados para hospitais de cidades próximas devido à suspensão temporária desses procedimentos no hospital. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a medida é temporária e faz parte de um processo de readequação do Departamento de Neurocirurgia do HCFamema.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília informou que apenas o setor de neurocirurgia foi impactado pela suspensão. Outros serviços, como os de neurologia, continuam a funcionar normalmente no hospital. Durante esse período, os pacientes dos 62 municípios que dependem do HCFamema para neurocirurgias estão sendo direcionados, por meio do sistema de regulação de vagas (Cross), para a Santa Casa de Marília, o Hospital Regional de Assis e a Santa Casa de Ourinhos.

Para reforçar o atendimento emergencial, a Santa Casa de Marília firmou um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, a Santa Casa relatou que enfrenta uma sobrecarga em sua emergência, agravada pela falta de leitos de UTI disponíveis. A situação está gerando preocupações devido ao aumento na demanda, enquanto o sistema busca alternativas para minimizar o impacto da suspensão dos serviços no HCFamema.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp