Feriadões com quatro dias podem proporcionar descanso ao trabalhador – Foto: Ilustrativa

O governo federal publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União, a portaria com a lista oficial dos feriados e pontos facultativos de 2025. O calendário inclui datas importantes para o país e também os feriadões que vão proporcionar ao trabalhador mais dias de descanso ao longo do ano.

Quatro feriadões em 2025

O ano de 2025 contará com quatro feriadões, momentos de descanso prolongado para os trabalhadores que puderem emendar os feriados com os fins de semana. O primeiro grande feriado será o da Páscoa. A sexta-feira da Paixão de Cristo ocorre em 18 de abril e, na segunda-feira seguinte, 21 de abril, é celebrado o Dia de Tiradentes, formando um feriadão de quatro dias.

Além desse, outros três feriados caem em quintas-feiras e também podem ser emendados com o fim de semana, dependendo das decisões de cada empresa. São eles:

  • 1º de maio, Dia do Trabalhador,
  • 20 de novembro, Dia da Consciência Negra,
  • 25 de dezembro, Natal.

Feriados nos finais de semana

Embora 2025 traga feriadões, também há datas importantes que caem no fim de semana, o que impede que muitos trabalhadores tenham direito ao descanso adicional. Os feriados que acontecem no sábado ou domingo são:

  • 7 de setembro, Independência do Brasil,
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida,
  • 2 de novembro, Finados,
  • 15 de novembro, Proclamação da República.

Pontos facultativos e feriados estaduais e municipais

Além dos feriados nacionais, o calendário de 2025 também inclui pontos facultativos, como o Carnaval e Corpus Christi, que são datas não obrigatórias para todos os trabalhadores, dependendo de cada empresa. Além disso, estados e municípios podem criar suas próprias legislações e determinar feriados locais, o que significa que em algumas regiões, esses e outros dias podem ser também considerados feriados.

O calendário divulgado pelo governo oferece uma visão antecipada dos dias de descanso para o próximo ano, facilitando o planejamento dos trabalhadores e empresas para 2025. (Informações G1)

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp