A cidade de Marília se prepara para sediar a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que acontecerá nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e vai até o sábado, 25 de janeiro. O evento, que tem como tema “Emergência climática, o desafio da transformação ecológica”, serve como uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para acontecer ainda este ano.

Este é o primeiro encontro em Marília onde os cidadãos são convidados a discutir questões ambientais de forma coletiva e a formular propostas concretas para serem levadas à conferência estadual e, posteriormente, à nacional. A cidade se destaca ao dar voz à comunidade local, que será essencial na definição de soluções para os desafios climáticos.

A conferência será realizada na Fajopa – Faculdade João Paulo II, e conta com a organização de diversas entidades da comunidade, como Caritas Diocesana, MATRA, ONG Origem, além de vários sindicatos. Essa mobilização surge em resposta à ausência de ação da administração passada, que deveria ter iniciado o processo de organização do evento ainda em 2024.

Durante os dois dias de conferência, os participantes terão a oportunidade de discutir o tema e, ao final, formular dez propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual. Além disso, serão eleitos cem delegados, que representarão a cidade na conferência estadual, dando continuidade ao processo de discussão e formulação de políticas públicas ambientais.

SERVIÇO:

1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente – Marília

  • Data: 24 de janeiro de 2025 (sexta-feira)
  • Horário: das 19h00 às 23h00
  • Data: 25 de janeiro de 2025 (sábado)
  • Horário: das 8h00 às 17h00
  • Local: Fajopa – Faculdade João Paulo II (Rua: Bartolomeu de Gusmão, n. 531. Bairro São Miguel.  Marília.)

A participação da comunidade é fundamental para o sucesso deste evento, que visa fortalecer a cidadania ambiental e promover a transformação ecológica necessária para enfrentar a emergência climática global.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp