Uma jovem foi presa após apresentar documentos falsos do animal – Foto: PRF Divulgação

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã dessa quinta-feira um macaco-prego que era transportado por uma família no interior de uma caminhonete em Ourinhos/SP. Uma mulher de 19 anos se apresentou como dona e apresentou documentos para mostrar regularidade. Contudo, os policiais descobriram indícios de falsidade na documentação e a mulher foi presa.

O fato aconteceu no km 345 da BR-153, rodovia Transbrasiliana, em Ourinhos, quando uma Nissan Frontier foi parada às 10h40. O veículo estava ocupado por uma família com endereço na capital paulista e foi avistado um animal de estimação em uma caixa de transporte. A jovem disse inicialmente que era um cachorro, mas os policiais perceberam que não e pediram para verificar descobrindo a espécie. Ao pedirem comprovação de regularidade para o transporte do animal, receberam a documentação falsa.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada para dar destino adequado ao animal e a jovem foi encaminhada para a Polícia Judiciária de Ourinhos, onde foram registrados o crime de uso de documentos falso, crime do artigo 298 do Código Pena que tem pena prevista de até cinco anos de reclusão, bem como o crime ambiental de transporte irregular de animal silvestre, previsto no artigo 29 da lei 9605/98, com pena de detenção de até um ano. O animal resgatado foi encaminhado à APASS – Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis.

A jovem foi liberada, e responderá o processo em liberdade.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp