As obras de reforma do Terminal Urbano, localizado na avenida Brasil, esquina com a rua 9 de Julho, estão em andamento e devem se estender até o dia 27 de março. As melhorias são um tabu que ficou inacabado pela gestão passada. Com previsão de durar 10 dias, as obras dessa primeira etapa começaram na segunda-feira (17) e devem se estender até o dia 27 de março. Nesse período, tanto o Terminal como a avenida Brasil ficarão interditados para que as obras sejam executadas em sua integralidade e sem risco para usuários e trabalhadores.

Entre outros serviços, será feita a pintura, a troca de iluminação e de bancos, serão instaladas tomadas para carregar celulares, bem como feito novo paisagismo. “Vamos reformar, recuperar o Terminal, deixar o espaço digno para o trabalhador. A cerca do terminal estava velha e com problemas, vamos colocar tudo novo, inclusive o piso da área de embarque de passageiros. Vamos cuidar das pessoas de verdade”, disse o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).

Também será feita ampliação da cobertura para os passageiros na área de embarque/desembarque, bem como a troca da cobertura das catracas.

As equipes de trabalho fizeram nesta terça-feira (18) a retirada de duas grandes árvores que comprometiam a infraestrutura do Terminal Urbano na avenida Brasil. “Essa retirada dos troncos e raízes era necessária, pois além dos pisos estarem prejudicados, os galhos também já comprometiam a cobertura de estrutura metálica do Terminal Urbano”. afirma o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura. E acrescenta. “Sabemos que haverá transtornos durante o período, mas essa alteração na logística do transporte público é imprescindível para que possamos realizar as melhorias do Terminal. Solicitamos que a população seja paciente”.

Para minimizar os transtornos pela mudança dos pontos de ônibus para a praça, a Prefeitura de Marília disponibilizou uma estrutura para atendimento dos passageiros. “Colocamos tendas para diminuir a exposição ao sol, água para hidratação, instalamos banheiros químicos. O prefeito tem um olhar especial para essa questão, mas essa medida de fechar o terminal foi necessária para que as obras ocorram de forma segura e rápida. A montagem da estrutura da ampliação da cobertura precisa ser feita sem risco para as pessoas, bem como a instalação do gradil em volta do espaço. O Terminal Urbano ficará mais digno para a população”, explicou o secretário do Mário Rui.

“A Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos e a Emdurb, com o apoio da AMTU, estarão envolvidos e atentos às intercorrências, para que neste período da reforma não prejudique, ou melhor, mitigue as dificuldades dos clientes que utilizam o transporte coletivo”, explicou o diretor da AMTU, Alexandre Santiago. 

De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, vencer esse problema vai trazer mais dignidade para a população que usa o transporte urbano para se locomover. “Estamos encarando os desafios da cidade de frente. O Terminal estava abandonado, com uma obra mal feita que deixou os usuários inclusive muito tempo sem banheiro. É desumano o que fizeram com nossa população, mas vamos cuidar das pessoas e da nossa cidade, é por isso que fomos eleitos”.

Durante as obras, a AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano), que representa as duas concessionárias do serviço público de transporte coletivo de passageiros – Transporte Coletivo Grande Marília e Viação Sorriso de Marília, irá gerenciar os embarques, desembarques e integrações entre linhas, que serão feitos nas ruas em volta da Igreja São Bento. Todas as linhas estão devidamente sinalizadas na praça.

Prefeitura disponibilizou estrutura para amenizar os transtornos à população

Foi mobilizado um grande efetivo de pessoas para organizar o fluxo de ônibus e, principalmente, auxiliar os usuários no transporte coletivo.

De forma provisória, pontos de ônibus das linhas estão atendendo nas ruas Sergipe e Paraíba (esta última está operando temporariamente em mão dupla para atender os ônibus). Assim, as linhas estão divididas da seguinte forma:

Rua Paraíba, sentido Centro-Bairro (na calçada da Igreja São Bento):

52 – Marina Moretti

70 – Maracá

08 – Jardim Bandeirantes

22 – Padre Nóbrega

13 – Parque das Nações

09 – Cesar Almeida

51 – Altos do Palmital

06 – Distrito Industrial

17 – Vila São Paulo

28 – Jânio Quadros

Rua Paraíba, sentido Bairro-Centro (na calçada do SENAC):

04 – Vila Altaneira

81 – Cascata via Santa Casa

01 – Castelo Branco

02 – Marília Shopping

07 – Novo Horizonte

35 – Distrito de Dirceu

Rua Sergipe, sentido Centro-Bairro (na calçada da praça da fonte):

24 – Santa Clara via Jardim Nacional

11 – Nova Marília 1º Grupo

05 – Jóquei via Lácio

32 – Avencas

54 – Três Lagos

03 – Campus via Flamingo

26 – Jardim Cavalari

15 – Jardim Califórnia

Rua Sergipe, sentido Bairro-Centro (na calçada da Igreja São Bento):

16 – Jardim Marajó

19 – Teotônio Vilela

10 – Nova Marília 2º Grupo

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp