Primeira foto do Papa Francisco no caixão foi divulgada pelo Vaticano – Foto: Reprodução

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) que o funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado, dia 26 de abril, às 5h da manhã no horário de Brasília (10h no horário local de Roma). A decisão foi tomada durante uma reunião de cardeais realizada hoje, que definiu também outros detalhes das cerimônias fúnebres.

Segundo comunicado oficial, a Santa Missa Exequial será celebrada na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista. A Missa Exequial é uma celebração litúrgica prevista no livro “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, que orienta todos os ritos fúnebres realizados pelo falecimento de um papa.

Após a celebração, o corpo do pontífice seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.

Cerimônias terão início na quarta-feira (24)

O corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na madrugada de quarta-feira (24), às 4h (horário de Brasília), ou 9h no horário local. O cortejo passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro, até entrar na basílica pela porta central.

A partir de então, o corpo ficará exposto para homenagens públicas, permitindo que fiéis e autoridades possam se despedir do pontífice.

Cerimônia marcada pela tradição católica

O funeral de Francisco será cercado por uma série de ritos tradicionais da Igreja Católica. Todas as cerimônias seguirão estritamente o protocolo estabelecido para a despedida de um Sumo Pontífice, respeitando a liturgia e os símbolos que marcam a passagem de um papa.

Francisco será o primeiro papa em atividade a falecer desde João Paulo II, em 2005, e sua morte marca o fim de um pontificado iniciado em 2013, com forte apelo à simplicidade, justiça social e diálogo inter-religioso.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp