
O ex-presidente americano Joe Biden foi diagnosticado com uma forma “agressiva” de câncer de próstata que se espalhou para os ossos, motivo pelo qual está avaliando opções de tratamento junto com a família, segundo um comunicado de seu gabinete divulgado neste domingo (18), trata-se de um tumor com escore de Gleason 9 (Grupo 5), já com metástase óssea. Apesar da gravidade, a doença é sensível a hormônios, o que, de acordo com os médicos, permite um tratamento considerado eficaz.

A notícia gerou reação entre líderes políticos, incluindo o ex-presidente Donald Trump, que há anos critica Joe Biden por sua idade e capacidades cognitivas. Em uma postagem na rede Truth Social, Trump afirmou estar “entristecido” com o diagnóstico. “Melania e eu estamos tristes com a notícia. Enviamos nossos mais calorosos e melhores votos para Jill e a família, e desejamos a Joe uma rápida e bem-sucedida recuperação”, escreveu.
A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris também manifestou apoio a Joe Biden após o anúncio do diagnóstico de câncer. “Joe é um lutador — e sei que enfrentará esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e sua liderança.”
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que teve Joe Biden como vice, afirmou que ele e a ex-primeira-dama Michelle Obama estão solidários com a família Biden. “Ninguém fez mais para buscar tratamentos inovadores contra o câncer do que Joe. Estou certo de que ele enfrentará esse desafio com sua habitual determinação e dignidade”, escreveu.
A ex-secretária de Estado Hillary Clinton lembrou os esforços de Biden no combate ao câncer e desejou “uma recuperação completa e rápida”.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. A terapia hormonal, frequentemente utilizada, pode reduzir os tumores e retardar seu avanço, mas não representa uma cura.

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp





