Bandeira vermelha passa a vigorar neste dia 1° em todo o país

A conta de luz ficará mais cara a partir de hoje, 1º de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a Aneel, a mudança de bandeira ocorre em razão do baixo nível das chuvas, que diminui o reservatório das hidrelétricas e leva ao acionamento das termelétricas, que são mais caras. 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015. O mecanismo indica aos consumidores os custos da geração de energia no País e tem a finalidade de atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. São três bandeiras: verde, amarela e vermelha.

No caso da bandeira verde, ela indica que não é necessário acrescentar cobranças adicionais. O acionamento da amarela e da vermelha dependem dos recursos hídricos disponíveis, já que a principal matriz energética brasileira advém das hidrelétricas.

>>Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp