Após quase 72 horas de apagão, a cidade de Marília começa a retomar sua rotina nesta quinta-feira (25). O fornecimento de energia elétrica, interrompido desde o início da semana devido a um forte fenômeno climático, foi restabelecido gradualmente, especialmente nas unidades de saúde e escolas municipais.

Apesar da normalização dos serviços, o episódio escancarou a fragilidade da atuação da concessionária responsável pela distribuição de energia na cidade. A demora no restabelecimento do serviço e a desorganização no atendimento à população levaram a Justiça a intervir, exigindo maior agilidade da empresa. A decisão judicial impôs multa diária de R$ 100 mil caso a concessionária descumprisse as determinações.

Na decisão liminar, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalencio dos Santos Cruz, dá o prazo de oito horas para que a CPFL resolva a questão, inclusive com a apresentação de plano operacional de restabelecimento, com medidas concretas e cronograma de ações.

Na manhã desta quinta-feira (25), a Prefeitura de Marília divulgou uma nota oficial informando que todos os serviços públicos estão funcionando normalmente. Segundo o comunicado:

“A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias Municipais da Educação e da Saúde, informa que a energia já foi restabelecida em todas as unidades de saúde e nas escolas do município. E que, nesta quinta-feira (25), as atividades e prestação de serviços ocorrem normalmente nestes estabelecimentos municipais.”

O restabelecimento da energia nos serviços essenciais traz alívio à população, que enfrentou dias de transtornos, prejuízos e insegurança. A expectativa agora é de que medidas sejam adotadas para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer, especialmente em momentos críticos em que o suporte dos serviços públicos se torna ainda mais necessário.

>>Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp