
Um ciclone extratropical deve atingir o centro-sul do Brasil neste domingo, dia 12, Dia das Crianças, trazendo chuvas intensas e ventos que podem superar os 80 km/h, segundo a Nottus Meteorologia. O fenômeno está associado à formação de uma frente fria e a um sistema de baixa pressão, que deve provocar ventania principalmente no Rio Grande do Sul e se espalhar para Santa Catarina, Paraná e São Paulo entre domingo e segunda-feira, 13.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva ganha força em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados que podem ultrapassar 80 milímetros até segunda-feira, especialmente no centro gaúcho.
As rajadas de vento devem variar entre 50 km/h e 70 km/h, podendo ultrapassar 80 km/h em pontos isolados. O avanço da frente fria também aumenta o risco de temporais e queda de granizo no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
Na quarta-feira, 15, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul, mantendo os temporais até sexta, 17.
Região Sudeste
Em São Paulo, o domingo começa com nevoeiro e mínima em torno dos 16°C, mas o sol predomina ao longo do dia e as temperaturas chegam aos 30°C. À noite, a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuva fraca isolada na Grande São Paulo.
Nas demais áreas do Sudeste, chuvas continuam no Espírito Santo e no litoral de Minas Gerais, de forma isolada. O sul paulista e o sul mineiro podem ter chuva moderada a forte no período da tarde. (informações Terra)

Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp





