Foto print vídeo PRF (divulgação)

Uma carreta com oito oliveiras – árvore que produz azeitonas – foi apreendido pela PRF em São José do Rio Preto-SP, na manhã desta segunda-feira (10). As árvores centenárias entraram no território nacional pela fronteira com a Argentina, sem a comprovação sanitária de que estão isentas de patologias que possam comprometer a agricultura nacional.

Em 2025, esta é a quarta apreensão realizada pela PRF deste tipo de mercadoria.
Esse tipo de carga pode acarretar risco sanitário por não ser submetido aos controles fitossanitários exigidos pelos órgãos reguladores brasileiros.

As oliveiras centenárias são cobiçadas pelos condomínios de alto padrão, devido à valorização paisagística e arquitetônica, adicionando beleza, história e um ponto focal marcante ao local. Elas oferecem sombra agradável e são símbolos de longevidade, paz e prosperidade. Esse tipo de árvore, quando adquirida legalmente, pode custar mais de R$ 150 mil.

Vídeo PRF (divulgação)

A ocorrência foi apresentada na Delegacia da Polícia Federal de São José do Rio Preto. Após análise minuciosa do caso, a apuração ficará na esfera administrativa. As árvores serão preservadas. O motorista foi ouvido e liberado.

>>Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp