
O cinema brasileiro conquistou destaque internacional na noite deste domingo (4/1). O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

A premiação, realizada nos Estados Unidos pela Associação dos Críticos de Cinema (BFCA), reuniu produções de diversos países. Além do longa brasileiro, concorriam ao prêmio os filmes Foi Apenas um Acidente, A Garota Canhota, No Other Choice, Sirat e Belén.
O ator Wagner Moura, protagonista de O Agente Secreto, também esteve entre os indicados da noite. Ele concorreu ao prêmio de Melhor Ator, mas a estatueta ficou com Timothée Chalamet, por sua atuação em Marty Supreme. Disputavam a categoria ainda Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores).
Moura também foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Televisão por Ladrões de Drogas, mas perdeu para Owen Cooper, da produção Adolescência.
Considerado um dos principais termômetros da temporada de premiações, o Critics Choice Awards antecede o Oscar, maior prêmio do cinema mundial. Os indicados ao Oscar 2026 serão anunciados no dia 22 de janeiro, e a cerimônia está marcada para 15 de março.
O sucesso de O Agente Secreto continua. No próximo domingo, o filme e Wagner Moura disputam o Globo de Ouro, em cerimônia que será realizada em Los Angeles. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro recebe três indicações na premiação: Melhor Filme – Drama, Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama.

Principais vencedores do Critics Choice Awards 2026
- Melhor Filme: Uma Batalha Após a Outra
- Melhor Ator: Timothée Chalamet (Marty Supreme)
- Melhor Atriz: Jessie Buckley (Hamnet: A Vida Antes de Hamlet)
- Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Agente Secreto
- Melhor Diretor: Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)
- Melhor Série de Drama: The Pitt
- Melhor Atriz em Série de Drama: Rhea Seehorn (Pluribus)
- Melhor Ator em Série de Drama: Noah Wyle (The Pitt)
- Melhor Atriz Coadjuvante: Amy Madigan (A Hora do Mal)
- Melhor Ator Coadjuvante: Jacob Elordi (Frankenstein)
- Melhor Série de Comédia: O Estúdio
- Melhor Atriz em Série de Comédia: Jean Smart (Hacks)
- Melhor Ator em Série de Comédia: Seth Rogen (O Estúdio)
- Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia: Ike Barinholtz (O Estúdio)
- Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia: Janelle James (Abbott Elementary)
A vitória de O Agente Secreto reforça a presença do cinema nacional no cenário internacional e aumenta a expectativa para as próximas premiações da temporada.

>>Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp





