­A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Econômico, divulgou o calendário de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2026, trazendo como novidade o parcelamento em 12 vezes, a partir de janeiro.

A entrega dos carnês doIPTU 2026 começará nos próximos dias, por meio dos Correios. A segunda via e consulta de débitos já estão disponíveis no site da Prefeitura: https://servicos.marilia.sp.gov.br/portal-cidadao. Assim, quem desejar, pode consultar os valores lançados, emitir o boleto e já efetuar o pagamento do imposto, sem necessidade de aguardar a entrega dos carnês impressos.

O pagamento do IPTU poderá ser feito de duas formas: em cota única ou de forma parcelada.

Quem optar pela cota única, deverá realizar o pagamento até 15 de fevereiro de 2026 para garantir o desconto inédito de 7% para todos os contribuintes, independente de cadastro prévio. “Em anos anteriores, era estabelecida uma gradação de descontos, de acordo com alguns critérios, como realizar cadastro digital. Para este ano de 2026, melhoramos as condições de pagamento, concedendo desconto de 7% para todos que queiram quitar o IPTU à vista”, afirmou o secretário de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli.

Ainda de acordo com Rafael Rastelli, o objetivo é dar incentivo aos contribuintes que queiram pagar à vista o imposto municipal. “O desconto de 7% é atrativo para os contribuintes que podem pagar à vista até 15 de fevereiro, ao mesmo tempo em que é interessante para o município essa arrecadação antecipada no começo do ano, para que a Prefeitura faça os investimentos necessários para as melhorias da cidade”, explicou Rastelli.

Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento, poderão dividir o valor do imposto em 12 parcelas, com o vencimento todo o dia 15 de cada mês, sendo a primeira parcela em 15 de janeiro de 2026. Porém, de acordo com o Decreto 14889/2025, ficou prorrogado o vencimento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), excepcionalmente referente ao exercício 2026, do dia 15 de janeiro para o dia 26 de janeiro de 2026.

Após o vencimento, o contribuinte ou responsável estará sujeito à incidência dos acréscimos legais, nos termos do artigo 91 da Lei Complementar Municipal nº 889/2019 (Código Tributário Municipal).

2ª via do carnê e consulta online

Já os contribuintes que necessitem de 2ª via do imposto ou queiram consultar de forma online, deverão acessar o Portal do Cidadão, disponível no site da Prefeitura de Marília: https://servicos.marilia.sp.gov.br/portal-cidadao.

O pagamento em dia do IPTU é essencial para a manutenção de serviços públicos fundamentais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura em Marília.

>>Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp