Entre lembranças, abraços e muita emoção, os concluintes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar) participaram da Aula da Saudade, um momento preparado para celebrar a trajetória acadêmica e marcar a despedida entre docentes e acadêmicos, antes da cerimônia oficial de colação de grau. O encontro simbolizou o encerramento de um ciclo de aprendizado, crescimento pessoal e preparação para o mercado de trabalho.

A atividade proporcionou aos futuros publicitários uma experiência especial, os quais receberam de volta cartas escritas por eles mesmos no início da graduação, há quase quatro anos. Nos textos, cada estudante registrou sonhos, expectativas e objetivos para o futuro. Agora, próximos de concluir o curso, puderam revisitar essas memórias e refletir sobre o caminho percorrido.

Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Ma. Débora Massarolo, a Aula da Saudade representa um dos momentos mais marcantes da formação acadêmica, por reunir emoção, reconhecimento e a certeza de uma trajetória construída com dedicação. “A Aula da Saudade precisava acontecer para que pudéssemos relembrar toda essa trajetória de sucesso, aprendizado e crescimento. Antes da colação de grau, este é o nosso último momento juntos como professores e alunos. Ver cada um recebendo a carta que escreveu há quase quatro anos, com mensagens para o próprio futuro, foi extremamente emocionante. Muitos vieram compartilhar que realizaram exatamente aquilo que haviam sonhado. Isso nos enche de orgulho, porque mostra que contribuímos não apenas para formar profissionais competentes, mas também pessoas preparadas para transformar suas histórias”, destaca.

Ao longo da graduação, os acadêmicos vivenciaram projetos práticos, campanhas, desafios de mercado e atividades que fortaleceram tanto a formação técnica quanto o desenvolvimento humano.

Para a acadêmica Rafaela Pires, o encerramento dessa etapa representa a concretização de uma importante transformação pessoal e profissional. “É impossível não se emocionar. A gente entra na faculdade com muitas dúvidas e uma visão completamente diferente da vida. Durante esses anos conhecemos pessoas, enfrentamos desafios, aprendemos muito e construímos uma história que levaremos para sempre. Hoje saio completamente realizada, feliz com a profissão que escolhi e muito orgulhosa da profissional e da pessoa que me tornei. Sem dúvida, a Publicidade transformou a minha vida em todos os sentidos”, afirma.

De acordo com o Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, mais do que celebrar a conclusão da graduação, a Aula da Saudade reafirma o compromisso da Unimar em proporcionar uma formação que vai além da sala de aula. “Ao unir conhecimento, experiências práticas e desenvolvimento humano, a Unimar prepara profissionais criativos, éticos e capacitados para os desafios do mercado, deixando em cada egresso a certeza de que a trajetória acadêmica continuará refletindo em sua atuação profissional e em sua história de vida”, finaliza.

>>Receba as últimas notícias em nosso grupo do WhatsApp